Postagens populares

sábado, 4 de junho de 2016

Qual o Lugar do Design na sua empresa?

Antes de iniciar a leitura gostaria que você parasse para pensar na sua vida e me respondesse: Quantas vezes no seu dia você tem uma idéia nova? Preste bem atenção, não estou perguntando se essa ideia já foi criada por outra pessoa, mas sim se ela é nova para você, ok!?
 
Pensou? Agora responda outra pergunta: Quais das idéias "absurdas"que você teve foi colocada em prática, ou pelo menos tiveram sua viabilidade analisada?

Acredito que a maioria das pessoas que leram essa perguntas responderão que menos de um décimos de suas ideias mais absurdas foram em algum momento colocadas em pauta. Se colocar esse cenário em uma empresa, talvez isso aumente para um milésimo.

Assustou?! Mas essa é nossa realidade. Podemos considerar que este cenário tem mudado - aos poucos - mas a maior parte das empresas não dão abertura para ideias muito ambiciosas ou diferentes, não por serem opostas a cultura organizacional ou onerosas demais para a atual realidade da empresa, mas simplesmente por não terem sido nem levadas em consideração pelo simples fato de serem diferentes...

Steve Jobs teve suas idéias questionadas até mesmo por suas equipe ao falar em um "mouse", ícones, tela em cores, pixels....MEU DEUS!!! Loucura!
Mas acreditar no que ainda não existe, motivar a equipe para realizar conquistas, acreditar na qualidade, na inovação e nos benefícios gerados por uma ideia "completamente insana" as vezes, tem grandes vantagens.

Digo as vezes, pois nada seria possível sem profissionais qualificados e aptos a adequar o projeto, sugerir melhorar, inventar metodologias e processos para tornar essa " loucura" real.

O avião, a escada de incêndio, a cadeira de balanço, ou qualquer outra invenção, caso seus idealizadores não as tivessem concretizado, outros o teriam feito, talvez não da mesma forma, mas ainda sim elas poderiam ter sido inventadas por outras pessoas, que tiveram um vislumbre semelhante.

Atravessar o abismo entre a ideia e sua concretização é para aqueles que realmente sabem onde querem chegar, e não basta apenas coragem, tem que haver iniciativa e comprometimento.

MAS COMO INSERIR A CULTURA DO DESIGN EM MINHA EMPRESA?

Simples, COMUNICAÇÃO!
Ouça seus funcionários, abra espaço para sugestões e críticas positivas e negativas, assim, você estará abrindo espaço para seus clientes.

Em algumas empresas que tive a honra de trabalhar, tinha a política de que se seus funcionários quisessem adquirir seus produtos ou serviços, logo, assim seria com os clientes externos.

 Avalie a possibilidade de uma pesquisa, uma gratificação pela ação de cada funcionário, revise os conceitos, e acima de tudo faça com que seu funcionário se sinta parte importante para o sucesso da empresa para o qual trabalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário